FacebooktweeteryoutubehistorypinSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
FEATURED

PTM IBERICA

PORT OF AVEIRO - Corporate Video

Sea Entrance - Or the embrace between salt and honey

Aveiro Ria and Port seen from the sky IV (1993)

Aveiro Port Entrance seen from the schooner Creoula

Aveiro-Cacia - Aerial Images


METEO
Tempo Figueira da Foz
TWITTER
LINKS

Figueira
Arquivo


Publicidade

FOTOS

 Tall Ship Races - Port of Aveiro - 2008

Tall Ship Races - Port of Aveiro - 2008
SLIDESHOW



1930
Excursão dos Empregados Superiores do «Diário de Notícias» por Aveiro e Ílhavo

“ Os funcionários superiores do ‘Diário de Notícias’, de Lisboa, - Directores de publicações, Chefes de Secção, Chefes districtaes, etc. – recreiam-se da labuta insana dos seus trabalhos fazendo uma formosa excursão através de dois belos districtos – Aveiro e Vizeu – organizada pelos Serviços de Propaganda e Expansão d’este grande jornal”.

Aconteceu em 1930. A excursão do “bando” esteve em Aveiro, “os ‘olhos azues de Portugal”; na Costa Nova subiu ao farol; esteve no Forte da Barra “onde a Junta Autonoma da Ria e da Barra tem a base dos seus importantíssimos trabalhos de abertura de canaes, fixação da entrada da Barra, etc., que sob a presidência inteligente e enérgica do grande jornalista Homem Christo há-de dar realisação ao grande sonho de Aveiro: a construção dos seus portos de comercio e de abrigo”.

Ainda houve tempo para um opíparo almoço em S. Jacinto. António Ferro, ideólogo da propaganda de Salazar integrava o séquito.

Filme do espólio da “Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema”.

PARA VER AQUI

 

ALGUNS EXCERTOS SABOROSOS:

“D. Carolina Homem Christo, general em chefe d’esta agradável expedição e o seu logar-tenente inspector Alexandre Certã tomam as ultimas providencias para que à caravana nada falte…”.

“E o rápido parte, levando os alegres excursionistas que, sem saudades, deixam Lisbôa por uns dias”. 

“Aveiro, os ‘olhos azues de Portugal’, no dizer de Antonio Ferro, a cidade de agua, de canaes venezianos…”. 

“Depois ter admirado as porcelanas policromas da fabrica da Vista Alegre, a única da pensinsula, o bando segue alegremente até à Costa Nova, onde se extasia ante a beleza surpreendente da paisagem e a elegância inconfundível dos formosos barcos moliceiros que, na faina quotidiana, cruzam a Ria quasi sem fim!”. 

“E surge o Farol da Barra, guia de mareantes… e o Forte, onde a Junta Autonoma da Ria e da Barra tem a base dos seus importantíssimos trabalhos de abertura de canaes, fixação da entrada da Barra, etc., que sob a presidência inteligente e enérgica do grande jornalista Homem Christo há-de dar realisação ao grande sonho de Aveiro: a construção dos seus portos de comercio e de abrigo”. 

“Em marcha! Em S. Jacintho espera um delicioso almoço regional, à sombra da mata… A alegria nunca abandona os excursionistas… Ferreira Gomes, Antonio Ferro, Homem Christo e o Presidente da Associação Comercial, comentam a caldeirada…”

O vídeo começa com um apelo que voltou à tona nos dias de hoje, por mor da crise: “PREFERI OS PRODUCTOS PORTUGUESES – Assim se evita a crise do desemprego”.




2012-08-20

feed
mapa
Publicidade